O que a seleção alemã de futebol pode nos ensinar?

Independentemente do esporte ou do contexto, a seleção alemã de futebol pode nos ensinar, ou relembrar, algumas coisas que, embora básicas, nem sempre nos atentamos para colocar em pratica, então, listei algumas qualidades que penso que podemos trazer para o nosso dia a dia corrida:

1 – PLANEJE. Faça um planejamento ate a sua prova alvo, veja quanto tempo de treino você terá ate a prova que você quer fazer, aquela que você quer se sair bem e marcar um bom tempo. O ideal seria ter pelo menos 6 semanas. Um desejo, sem planos para alcanca-lo continuara sendo um desejo.

2 – TENHA UM OBJETIVO. Crie uma meta ou objetivo que seja suficientemente desafiante, mas, que voce consiga, mesmo com esforço, realizar. Voce vai correr para completar a prova ou vai tentar baixar de um determinado tempo? Vc consegue fazer pelo menos algo parecido? Pode ser frustrante ficar longe do objetivo que erroneamente elaborou.

3 – IDENTIFIQUE QUAIS CAMINHOS SEGUIR. Quais os tipos de treinos que voce terá de fazer? Quanto de velocidade vai precisar? E de resistência? Fara competições como teste? Qual seria o tênis ideal?

4 – MANTENHA O FOCO. Foque na prova que escolheu, hoje existem diversas provas legais, mas, é quase impossível voce se sair bem em todas. Concentre-se em realizar os treinos programados. Sim, de fato o descanso faz parte do treino, mas, ver a reprise de um filme que você já viu varias vezes pode fazer com que você perca um treino importante.

5 – CONHEÇA SEUS INIMIGOS. Quanto dará por km o tempo que você quer fazer na prova? Tem ideia de quanto isso representa em FC? Como esta a sua alimentação? E o descanso? Tem dormido o suficiente? Que tipo de piso eh a corrida? Tem subidas?

6 – RESPEITE SEUS INIMIGOS. Procure repetir as exigências e condições da competição em treinos, tenha certeza que voce tem treinos e condição física suficiente para cumprir os objetivos que se propôs.

7 – TENHA UM PLANO B. E se a prova for cancelada? Se ao invés de calor estiver frio? E se não tiver agua no posto de hidratação?

8 – TENHA UM ESPECIALISTA POR PERTO. Em duvida, fale com um especialista, uma dor estranha no joelho, um mal estar, uma duvida no treino longo, etc.

9 – APRENDA A LIDAR COM AS DIFICULDADES. Dificuldades aparecerão de onde vc menos espera, uma hora extra no trabalho, um texto extra na faculdade, uma compra de ultima hora, uma diarreia, uma visita de um parente... Durante a prova, lembre-se que a dor é temporária, mas, a satisfação e a gloria por ter alcançado um objetivo é para sempre.

10 – SUA FAMILIA E AMIGOS SÃO IMPORTANTES. Mais ate do que você imagina. Eles te darão a base do seu controle emocional, se programe para dar atenção a eles. Eles merecem e isso também fara você se sentir melhor.

11 – TENHA TEMPO PARA VOCE. Outra boa parte do seu controle emocional vem das reflexões que você faz sozinho, tenha tempo para ler um livro ou assistir sem pressa um programa de TV ou a um filme. É perfeitamente viável ter um tempo para relaxar e se manter focado na competição.

12 – TENHA PACIENCIA. Com tudo acima feito e repensado, basta ter calma e paciência que tudo dará certo, se não foi na competição alvo daqui a 3 meses, será na outra daqui a 6 meses ou um ano e lembre que O IMPOSSIVEL É TEMPORÁRIO.

Abs e bons treinos,