Monitoramento Cardíaco em Atividade Física

Para se exercitar com segurança, certos cuidados devem ser seguidos.

Quem faz algum tipo de atividade, deve controlar a quantidade e intensidade deles para minimizar a possibilidade de contusões e a consequente interrupção do programa de exercício, nos distanciando, então, de alcançar nossos objetivos propostos.

O primeiro passo para um programa de atividade física seguro é consultar um profissional da saúde, medico ou professor de educação fisica, para saber da sua real condição física para começar um programa.

Dentro deste contexto, nosso coração se torna o centro das atenções, pois, médicos e treinadores recomendam a aferição da FC para o controle da intensidade dos exercícios.

Esses batimentos, que variam de acordo com nosso condicionamento, sexo e idade, nos possibilita dosar o esforço físico dentro do objetivo individual do programa prescrito, já que esta nos avisando se estamos nos exercitando abaixo ou acima do que foi prescrito, se estamos em uma intensidade maior do que a desejada, nos expondo a contusões ou, se estamos abaixo do recomendado, não colhendo adequadamente os benefícios dos exercícios.

Hoje em dia, o método mais eficiente para esse controle são os monitores cardíacos também conhecidos como frequencímetro.

O monitor de frequência cardíaca funciona captando os batimentos do coração por meio de eletrodos que ficam em uma cinta no tórax do indivíduo e a FC é enviados via sinal de rádio para o monitor de pulso que exibe os batimentos cardíacos em batimentos por minuto.

O monitor cardíaco é uma excelente ferramenta de treino, tanto para o individuo quanto para o treinador, facilitando que voce atinja com mais facilidade seus objetivos, possibilitando que voce treine de forma racional e cientifica, evitando erros e exageros.

Alem das funções normais de relógio, os monitores cardíacos trazem diversas funções, como contagem de calorias gastas, diversos testes e interatividade com computadores e redes sociais. Essas funções variam de modelo para modelo, sendo que as mais usadas pelos treinadores sao: FC imediata no exercício, limites cardíacos ajustáveis com alarme, média de batimentos cardíacos durante o exercicio, FC máxima durante o exercício e o tempo de exercício em si.

Para tirarmos o melhor proveito do monitor cardíaco e de nossos treinos, o mais indicado é passarmos por uma avaliação física individualizada, onde serão determinadas as faixas de freqüências cardíacas ideais para serem trabalhadas durante os exercícios físicos.

Essas faixas podem ser determinadas com formulas indiretas ou testes práticos, converse com seu medico ou treinador a respeito, pois, as faixas utilizadas podem mudar durante o ano e fase de treinamento.

Isso feito, com certeza o seu programa lhe proporcionara todos os benefícios que um programa de exercício bem planejado e conduzido pode trazer.