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Motivação ou disciplina ? (*)

Com o excesso de informação e de tarefas pessoais / profissionais que temos de fazer hoje em dia, é natural que acabamos não tendo tempo suficiente para fazer tudo o que gostaríamos e acabamos adiando alguns compromissos e/ou ações sem planejar ou pensar adequadamente na importância daquela tarefa no momento que a estamos adiando ou mesmo a curto ou médio prazo.

Para fazer qualquer tarefa ou ação, existem basicamente duas formas de se colocar na situação para que a tarefa ou ação seja efetivamente feita.

A primeira opção, mais popular, é tentar se motivar.

Escala de Borg

Em resumo, um treinamento desportivo é o planejamento e a colocação em pratica deste planejamento, controlando os estímulos (treinos) a serem aplicados ao seu corpo, em quantidade e intensidade, para que seu corpo se adapte positivamente para cada vez mais realizar exercícios mais longos e/ou intensos.

Para isso, além dos quilômetros ou do tempo prescrito, você devera controlar também a intensidade do seu treino e uma das varias maneiras que temos para fazer esse controle é através da escala de Borg, criada por Gunnar Borg e que tem sua eficácia cientificamente comprovada.

O que a seleção alemã de futebol pode nos ensinar?

Independentemente do esporte ou do contexto, a seleção alemã de futebol pode nos ensinar, ou relembrar, algumas coisas que, embora básicas, nem sempre nos atentamos para colocar em pratica, então, listei algumas qualidades que penso que podemos trazer para o nosso dia a dia corrida:

1 – PLANEJE. Faça um planejamento ate a sua prova alvo, veja quanto tempo de treino você terá ate a prova que você quer fazer, aquela que você quer se sair bem e marcar um bom tempo. O ideal seria ter pelo menos 6 semanas. Um desejo, sem planos para alcanca-lo continuara sendo um desejo.

Montando uma planilha

O processo de treinamento desportivo é uma sequencia de aplicações de cargas controladas em volume (os quilômetros ou tempo que você correu na semana) e intensidade (o quanto de velocidade vc vai fazer esses quilômetros ou tempo corridos), alternadas com um período adequado de descanso ou recuperação, por isso, é básico em treinamento desportivo, a alternância de dias “light”, “leve” ou “fáceis” com  dias de treino “hard”, “pesados” ou “difíceis”, para recuperarmos não somente nosso físico, mas, também nossa mente.

Monitoramento Cardíaco em Atividade Física

Para se exercitar com segurança, certos cuidados devem ser seguidos.

Quem faz algum tipo de atividade, deve controlar a quantidade e intensidade deles para minimizar a possibilidade de contusões e a consequente interrupção do programa de exercício, nos distanciando, então, de alcançar nossos objetivos propostos.

O primeiro passo para um programa de atividade física seguro é consultar um profissional da saúde, medico ou professor de educação fisica, para saber da sua real condição física para começar um programa.

Maratona do Rio

Saudações a quem tem coragem!!

Parabens para todos os que completaram a maratona de ontem!!!!!

Completar uma maratona não é a moleza que o mercado tenta te convencer que é, mesmo para quem vai “simplesmente” completar, não é uma tarefa fácil, não só no dia da prova, mas, no seu dia a dia, onde muitas vezes você terá e deixar família, vida pessoal e profissional de lado para treinar ADEQUADAMENTE para “simplesmente” COMPLETAR a prova.

Se para completar a tarefa já é árdua, para fazer tempo, como diz o poeta, o buraco é muito, mas, muito mais embaixo mesmo...

Avaliação Ecorrida (14/04/2013)

Por vezes, pensamos que pagando mais ou menos por uma prova, teremos uma prova melhor ou pior, o que nem sempre acontece.

A Ecorrida acabou sendo uma boa opção, com excelente custo x beneficio, me surpreendendo favoravelmente.

A inscrição teve um bom preço (R$ 50,00) e com um bom prazo para ser feita.

O kit foi bastante razoável, mas, perdeu pontos pela qualidade duvidosa da camisa, tem tinha uma impressão ruim. A entrega foi um pouco confusa, pois o local era pequeno, mas, de fácil acesso (Rio Sul).

Avaliação da Golden Four Rio (07/04/13)

Esta prova esta se tornando a “queridinha” dos corredores cariocas e razoes não faltam.

Alem de ser uma das mais bem organizadas, esta conseguindo ser melhor a cada ano, tomara que ano que vem seja melhor ainda!!!

A inscrição, mesmo com um “que” de subjetivo, tem um preço justo e com um bom prazo para ser feita.

O kit foi generoso, com uma excelente e bonita sacola, muito diferente do que temos visto por ai, além da viseira e camisa de igual qualidade.

Reflexões em Penedo

Aproveitei o feriado de Páscoa para fazer uma pequena viagem, o que para mim não eh normal, pois trabalho com o grupo de corrida em 99% dos finais de semana e feriados do ano, mas, resolvi ir a Penedo, por ser tranquila, não ser muito longe e ter bons percursos de treino.

A cidade tem muitos restaurantes, para vários gostos, embora não seja barata, da para comer bem a um preço razoável e para treinar eh excelente, com percursos também variados, embora as subidas se destaquem um pouco.

Sábado fui ao Clube Finlandês, assistir a um show de danças típicas.

Não sóis máquina!!!

Muitas vezes usamos como critério de melhora somente o tempo de uma prova.

Isso não me parece o critério único ou mesmo o mais justo, pois, mesmo com o chip, você pode ter mais dificuldade em ultrapassar as pessoas que estão a sua frente.

Primeiro que não temos certeza se as distancias são as mesmas, a não ser que seja a mesma prova, do mesmo organizador, pois, mesmo sendo no mesmo percurso, a estrutura dos organizadores são diferentes e ate mesmo os retornos podem fazer diferença.

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